10 de dezembro de 2009

HOMO SAPIENS: A HISTÓRIA DE TODOS NÓS!


NO TEMPO DAS CAVERNAS
Homo sapiens: a história de todos nós!


O que aconteceu com nossos antepassados que se estabeleceram na África? 



Milhares de anos de seca transformaram parte do continente africano num imenso deserto. Nesse cenário árido, uma nova espécie precisou encontrar alternativas para sobreviver.

O Homo sapiens era mais alto e magro do que o Homem de Neanderthal - tinha um corpo preparado para suportar o calor. A pele escura era uma proteção contra o sol.

Mas enquanto o Homem de Neanderthal, lá no hemisfério norte, estava adaptado ao clima na era do gelo, o Homo sapiens enfrentava dificuldades. 


A força física que ajudava os neandertais no frio não era tão útil aos nossos ancestrais no deserto e na savana. Naquelas condições, só havia um destino: a morte.
Há 140 mil anos, o Homo sapiens estava à beira da extinção. Mas ocorreu algo extraordinário. Quando uma espécie está morrendo, só os mais criativos e capazes permanecem vivos e passam seus genes adiante.

À medida que a população diminui, a resistência e a capacidade de adaptação dos sobreviventes aumentam. A evolução é o resultado de processos de seleção natural, e o que aconteceu na África pré-histórica foi uma rigorosa filtragem dos mais bem adaptados. A vida naquele ambiente inóspito criou a oportunidade para um grande desenvolvimento mental. Um ovo de avestruz é uma prova de como o Homo sapiens pensava diferente de todos os outros antepassados. A clara e a gema foram retiradas do ovo. Ele foi preenchido com água. Assim, as pessoas poderiam matar a sede mais tarde.

Este gesto simples de guardar um pouco de água é de uma importância enorme. Mostra uma habilidade que ainda não tinha se desenvolvido plenamente em nossos ancestrais: a capacidade de imaginar, planejar.
O Homo sapiens conseguia pensar além do aqui e agora.A inteligência foi uma arma contra os desafios da natureza. Graças ao novo modo de pensar, o Homo sapiens - que estava reduzido a uma pequena população - não desapareceu.
Até que um dia, como sempre acontece no planeta, o clima mudou mais uma vez.

Há mais ou menos 110 mil anos, a era do gelo chegava ao fim. A água voltou ao continente africano. O Homo sapiens finalmente encontrou as condições ideais para a perpetuação da espécie. 


Enquanto isso, na Europa, o Homem de Neanderthal teve um destino diferente. Estes hominídeos formaram uma das mais bem sucedidas linhagens da história.Ainda assim, toda a força e habilidade que tinham não foi suficiente para garantir a continuidade. Quando o Homo sapiens começou a povoar outros continentes, as duas espécies entraram em contato e provavelmente passaram a disputar o mesmo espaço. O Homem de Neanderthal era menos adaptado ao novo ambiente, e por isso terminou extinto.


O último capítulo desta saga foi escrito há 50 mil anos. O Homo sapiens atingiu um outro nível de pensamento e criou uma linguagem sofisticada, para expressar novas idéias. Surgiram as pinturas rupestres. Ninguém sabe dizer ao certo o que os desenhos significavam. Mas quando um antepassado nosso pintou na parede de uma caverna uma imagem que antes só existia na mente, na imaginação, ele provou que era uma criatura diferente de todas as outras. Era humano, como eu e você.

Desde o início da história da evolução humana, os primatas ancestrais viviam de acordo com os limites impostos pela natureza.

Agora, pela primeira vez em sete milhões de anos, o homem mostrou-se capaz de transformar radicalmente o meio ambiente, criar as próprias regras de sobrevivência. Ele adquiriu a inteligência necessária para isso. O Homo sapiens tornou-se a única espécie de primata a andar sobre duas pernas no planeta. O homem finalmente estava preparado para todas as conquistas da civilização.
Não importa que ainda faltem alguns séculos até a invenção da roda, a descoberta da eletricidade ou a viagem à Lua.



O que separa uma pequena garota que viveu há 50 mil anos de você é apenas uma questão de tempo.



Este trabalho me lembra o 4º mandamento, honrar pai e mãe – os que vieram antes de nós, os nossos antepassados. Graças a eles estamos hoje aqui como espécie na iminência de uma nova mudança climática. Será que daremos mais um passo na nossa escala evolutiva ou seremos extintos?

Nenhum comentário: